sexta-feira, 3 de agosto de 2012


ATIVIDADE 3.5 – Conceituando Currículo
1  
    .Os conteúdos identificados no projeto desenvolvido com seus alunos estão inseridos no currículo formal?

R.:  Os conteúdos identificados no projeto desenvolvido, não estão incluídos  no currículo formal, no entanto, existe discussões sobre a instalação dos conteúdos trabalhados em projetos didático pedagógico na Projeto Político Pedagógico da escola, pois entendemos que a integração de tecnologias de formação e comunicação permite, com efeito, interligar essas duas vertentes, projetos e currículos em novas práticas pedagógicas.

2.      Você consegue inferir quais foram os conceitos, atitudes e procedimentos desenvolvidos que não estavam previstos no currículo formal ou não foram explicitados no plano de aula elaborado?

R.: Um dos conceitos, atitudes e procedimentos desenvolvidos que não estavam previstos no currículo formal, refere-se às aulas expositivas e práticas com o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.

3.      Estes conceitos, atitudes e procedimentos fazem parte do currículo?

R.: Sim, em outras áreas do conhecimento.

4.      O que os alunos aprenderam sobre o uso de tecnologias constituem parte do currículo?

R.: Ainda não, no entanto, uma vez que os estudantes passam a conhecer os recursos tecnológicos disponíveis na escola, bem como sua contribuição no processo de ensino e aprendizagem, a escola terá que rever a proposta curricular inserida no Projeto Político Pedagógico e integrar o uso das TIC no currículo.

5.      Então o que é currículo?

R. São inúmeras e variadas as definições sobre currículo. Uma delas refere-se ao plano estruturado de ensino-aprendizagem, incluindo objetivos ou resultados de aprendizagem a alcançar, componentes curriculares a ensinar, processos ou experiências de aprendizagem a promover, dessa forma podemos inserir o computador como um instrumento de aprendizagem, onde o aluno atua e participa do seu processo de construção de conhecimento de forma ativa, interagindo com este instrumento. Pois a tecnologia quando aliada a educação torna-se um fator fundamental para o processo de aprendizagem, para a realização de ações pedagógicas significativas utilizando o computador como recursos de conhecimento e transformação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário