CURSO:
Tecnologias na educação – ensinando e aprendendo com as tecnologias de
informação e comunicação
UNIDADE
3: Currículo,
Projetos e Tecnologias
ATIVIDADE
3.3: Projetos de trabalho em sala de aula
TUTOR:
Diran
Lopes de Araújo
CURSISTAS:
·
Lenilda
Ramalho de Figueiredo
·
Maria
do Rosário Mafra Ferraz Nunes
·
Mércia
Raquel Santos de Brito
·
Roseane
Lopes de Araújo
UNIDADE
ESCOLAR: Escola Estadual Luiz Augusto Azevedo de Menezes
PÚBLICO
ALVO: Alunos do 9º ano A
TURNO:
Vespertino
DATA:
25
de junho a 11 de julho de 2012
TEMA:
Tecnologia
digital integrada ao currículo escolar
ESTRUTURA
CURRICULAR:
·
Nível de Ensino: Ensino
Fundamental
·
Componente
Curricular:
Em todas as áreas do conhecimento
OBJETIVOS:
Objetivo
Geral: Implementar o uso das tecnologias digitais disponíveis
na escola numa perspectiva de inserção nos componentes curriculares e na
prática pedagógica, tornando-as dinâmicas e inovadoras para a produção do
conhecimento em um ambiente para a aprendizagem colaborativa.
Objetivos
Específicos:
·
Inserir
as tecnologias digitais no contexto da sala de aula;
·
Conhecer
e manipular os recursos tecnológicos disponíveis na escola;
·
Acessar
sites de busca;
·
Utilizar
a internet como ferramenta de pesquisa e publicação, de forma responsável e
prazerosa;
·
Estimular
a participação dos alunos na produção coletiva de textos, apresentação de
slides e compartilhamento de informações;
·
Compreender
a dinâmica de elaboração e apresentação de atividades utilizando as ferramentas
tecnológicas;
·
Proporcionar
um ambiente para interação entre educadores e educandos.
CONTEÚDOS:
·
Domínio
Público
·
TV
Escola
·
Programas
Educacionais
·
Ferramentas
de Produtividade
·
Utilitários
DURAÇÃO
DAS ATIVIDADES: 20h
CONHECIMENTOS
PRÉVIOS:
·
Utilização
dos computadores e internet nas pesquisas e postagens nas redes sociais;
·
Acesso
às redes sociais (MSN, facebook, e-mail, blog, twitter).
·
Manuseio
cotidianamente das mídias digitais.
ESTRATÉGIAS:
·
Aulas
expositivas e práticas com apresentação do Sistema Linux Educacional;
·
Pesquisas
nos sites de busca (Wikipédia, Google, terra, UOL, etc) intensificando
informações para aquisição de conhecimentos;
·
Leitura
de textos com sons, imagens e animações;
·
Elaboração
de slides com apresentação das pesquisas.
Contextualizando
Vídeo: Estudantes da era digital
RECURSOS:
·
Computador
·
Internet
·
Camêra
digital
·
Textos
online
·
Vídeos
AVALIAÇÃO:
·
A
avaliação do aluno será feita levando-se em consideração determinados
critérios:
·
Participação
e interesse do aluno;
·
Observação
dos alunos quanto ao domínio do conhecimento adquirido durante a realização das
atividades propostas;
·
Avaliar
a produção das atividades desenvolvidas.
REFERÊNCIAS:
T685t Tornaghi, Alberto José da Costa.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC: guia do cursista /
Alberto José da Costa Tornaghi, Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Maria
Elizabeth Biancocini de Almeida. – 2. ed. – Brasília: Secretaria de Educação a
Distância, 2010. 120 p.: il.grafs. tabs. ISBN 978-85-296-0106-9. 1. Proinfo.2.
Tecnologia educacional. 3. Educação à distância. I. Prado, Maria Elisabette
Brisola Brito. II. Almeida Maria Elizabeth Biancocini de. III. Título. CDU:
371.68.
Ramos, Edla Maria Faust. Introdução à
Educação Digital / Edla Maria Faust Ramos, Monica Carapeços Arriada, Leda Maria
Rangearo Fiorentini. – 2.ed. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de
Educação à Distância, 2009. 292 p.; Il. ISBN 978-85-296-0104-5. 1. Educação à
distância. 2. Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional. I. Arriada, Monica Carapeços.
II. Fiorentini, Leda Maria Rangeano. III. Título. CDU: 37.018.43.
Vídeo: Os estudantes da era digital. Disponível no http://www.youtube.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário